O cão d’água português , é uma raça portuguesa legítima, o cão é especialista em auxiliar pescadores por toda a costa do país.
Embora o cão d’água tenha sido desenvolvido em Portugal, é possível que os seus ancestrais sejam originários da Ásia que tenham sido trazidos até a costa ibérica por invasões de bárbaros ou através dos mouros que teriam trazido seus cães para Portugal no século VIII. É provável que esta raça compartilhe os mesmos ancestrais que o poodle.
Durante a década de 70 foi considerada a raça mais rara do mundo, chegando a estar representada apenas por 50 exemplares no final da década de 60, felizmente o cão d’água português se recuperou e atualmente, embora não seja popular, pode ser encontrado em diversos países como cão de companhia ou guarda de alarme.
Um dos responsáveis pela preservação e recuperação da raça foi o Dr. Vasco Bensuade, um admirador do cão d’água português.
Atualmente existem duas variedades de acordo com o pêlo, uma de pêlo longo e ondulado e outra de pêlo curto e encaracolado.
É uma raça muito resistente, robusta e enérgica. Está muito adaptado ao mergulho e ao nado. É inteligente e fiel, uma boa companhia.
O cão d’água português precisa de exercícios e espaço, de preferência com a oportunidade de nadar.
Vale lembrar que a família Obama , tem um ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário